Para ler
Material de suporte para as oficinas:
Edição Cachoeiras de Macacu, 2018
Edição Campos dos Goytacazes, 2020
Textos complementares:
Do papel da memória para a preservação de saberes tradicionais e consciência
das lutas políticas - Trabalho apresentado por Pollyana Queiroz, bolsista do projeto, na Semana de Extensão 2017 da UFF.
Narrativas em disputa: o conceito de “memória” em Henri Bergson e Walter Benjamin - Trabalho apresentado por Juan Santos Pinto, bolsista do projeto, na Semana de Extensão 2017 da UFF.
A memória da questão agrária durante a ditadura de 1964-1985: a Comissão Nacional da Verdade e a sociedade civil - Artigo de Fabricio Teló publicado na Revista Raízes, 2019.
Situação do Brasil acerca da Memória, Verdade, Justiça e Reparação aos camponeses. Relatório produzido pelo NMSPP/CPDA/UFRRJ à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, por ocasião de sua visita in loco ao Brasil em 2018.
Questão agrária: configurações de disputas de modelos de agricultura. Capítulo escrito por Delma Pessanha Neves para o livro Pensamento Crítico Latino-Americano, publicado pela Clacso em 2020.
De onde vem nossa comida? Livro organizado por Maria Cristina Vargas e Nivia Regina da Silva. São Paulo: Expressão Popular, 2015.
Veja ainda os textos e mapas disponíveis nas páginas do NMSPP, GeoAgrária e OBFF sobre memória, ditadura e conflitos no campo.
-------------------------------------------------------------------------------------
Veja abaixo uma lista de sugestões de leituras sobre as lutas dos trabalhadores rurais em Campos dos Goytacazes e Cabo Frio.
Campos:
Passeio de beija-flor: a luta do sindicalismo pela garantia da representação dos canavieiros fluminenses - Um estudo da ação sindical. Dissertação de mestrado de Ana Maria Motta Ribeiro, 1987.
Os trabalhadores tangidos pelo gado. Artigo de Delma Pessanha Neves publicado na Revista Tempo, 1999.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campos dos Goytacazes e a luta por direitos na ditadura. Trabalho apresentado por Marilda Villela Iamamoto e Ana Maria Almeida Da Costa no XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, Ribeirão Preto/SP, 2016.
A hora e a vez do sertão? O cooperativismo - instrumento de modernização agrícola e organização comunitária em São João da Barra/RJ. Dissertação de mestrado de José Luis Vianna Cruz, 1990.
Cabo Frio:
O desafio da mudança: educação quilombola e luta pela terra na comunidade quilombola Caveira do Rio de Janeiro. Tese de doutorado de Gessiane Ambrósio, 2020.